Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Um pequeno sentimento em relação ao feriado


Um dia após "o fim do mundo" e, lá estava eu, no fim do mundo. Pelo menos não existe outra expressão capaz de descrever um lugar onde precisava-se caminhar mais de 10 minutos para encontrar um mercado mais próximo ou a escola mais próxima. Tudo bem, eu não fui parar lá contra a minha vontade, na verdade, eu quis ir, Um lugar calmo e sem tumulto, onde desse pra pensar um pouco na vida e não pensar em nada ao mesmo tempo. Enfim, Vacaria é uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes, e foi  naquele lugar verde e úmido (alguma semelhança com Forks?) que minha mãe nasceu e cresceu até seus 15 anos de idade.
Não é o tipo de lugar que você espera o ano todo para passar as férias, ele é, pelo menos para mim, um lugar cheio de histórias para ouvir assim como, para minha mãe, é um lugar cheio de lembranças e histórias pra contar. Eu ainda tinha mais algum tempo pra ficar em Vacaria antes de vir embora, de volta para a correria de Caxias do Sul, de volta para a vida normal, e enquanto esse dia não chegava, eu continuava lá, de vez em quando debruçada na janela, olhando para a vasta floresta verde de eucaliptos enormes, de vez em quando distraída, com o trem que passava logo ali, acima do morro.

Ficheiro:Centrodevacaria-rs-brasil.JPG
Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Detalhe: ela é toda feita de pedra.

Impressões:

  • A prima da minha mãe, tem um cachorro magrelo chamado Bolota;  ¬¬
  • A gente caminha 10 min pra encontrar um mercado e em mais 30 min chega-se no centro da cidade;
  • O centro de Cultura, Casa do Povo foi projetado por Oscar Niemeyer;
  • O centro da cidade parece muito com o de uma cidade cenográfica;
  • Pra qualquer lugar que você olhe, você ve muito verde;
  • Se Vacaria te faz lembrar de vaca, então você está certo, existem muitas lá e cavalos também;
  • O trem leva mais de três minutos para sumir completamente do seu campo de visão;
  • Andar pelos trilhos em dias quentes não é uma boa ideia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário