Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

A arte de ser solidário

Aposto que ao ler o título do post você se imaginou ajudando uma velhinha a carregar as compras, um cego a pegar um ônibus ou uma criancinha à atravessar a rua. Sabemos que hoje em dia, atitudes como essas são praticamente raras, principalmente nas grandes cidades. Devido a correria e acumulo de tarefas as pessoas estão criando o habito do individualismo, muitas vezes se tornam cegas diante dos problemas sociais que as cercam.
Quando você senta em frente a tv, por exemplo, as novelas mostram criancinhas abandonadas passando fome, pessoas sendo discriminadas, seja por serem pobres,  negras ou gays,  homens batendo em mulheres. Ai, a sua atitude é a de xingar os vilões, xingar as personagens que não enxergam o que acontece a sua volta, e então, ao se colocar no lugar deles você diz: "Se fosse eu, denunciaria ele", "Se fosse eu, tiraria aquela criança da rua", "Se fosse eu... Se fosse eu... Se fosse eu..." Depois, você desliga a tv, ouve uma discussão na casa dos vizinhos, sua mãe vai ver o que está acontecendo, percebe que o homem chegou bêbado em casa, ela olha pra você e diz: "O João ta batendo na Maria de novo, nem vou me meter nessa história", ou então, você está passeando pelo centro da cidade e tem uma criancinha de mais ou menos 5 anos sentada em um banco da rua, passam milhares de pessoas perto dela, porém ninguém se quer chega perto da criança para perguntar se ela esta perdida, com fome ou coisa assim.
A arte de ser solidário está em você não se calar diante das barbaridades que acontecem no mundo, está em você não esperar recompensa ao ajudar um amigo, está em você saber ouvir, ter paciência, ser humilde, reconhecer que não sebe tudo, está em você desejar o bem do próximo, não ser egoísta, invejoso ou pessimista, A arte de ser solidário está em você não julgar as pessoas e saber conviver com as diferenças. Não muito diferente daquilo que se passa na tv é a nossa vida, e o nosso posicionamento diante das diversas situações é o que faz a diferença.
                 

2 comentários:

  1. Talvez, minha amiga, a arte de ser solidário esteja em incorporarmos a solidariedade em nós mesmos de um modo a não pensarmos mais que ela possa ou deva ser uma arte... O que acha?
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a solidariedade deveria nascer com o ser humano, mas já que nem todos são, talvez ela deva ser uma arte a ser desenvolvida e continuamente aprimorada. *-*

      Excluir